quinta-feira, 26 de maio de 2011

COMO ABRIR UM ATELIER?

Se vc quiser iniciar um negócio e abrir um atelier próprio, e quiser dar aulas de artes decorativas, tem de observar alguns pontos importantes descritos abaixo:



1. Crie um nome.


2. Procure um local com no mínimo 15 metros quadrados.


3. Analise se a região que vc escolheu, tem requisitos necessários para vc ter sucesso; ou seja, veja se há edifícios por perto, se há escolas, observe o comercio local, e tb a movimentação de pessoas e carros na rua escolhida, tudo isso é muito importante para que seu atelier seja ‘notado'


4. No local deverá haver banheiros, e tb local separado para que vc possa executar a limpeza de seus materiais.


5. Faça uma divulgação na região onde vc abrirá o atelier, através de panfletos, anúncios no jornal do bairro, etc.


6. Crie promoções atractivas, e divulgue-as, como por exemplo faça sua matricula e ganhe ‘tal coisa' para iniciar seu curso de artes decorativas.


7. Faça um cartão de visitas bonito de preferência com toque artesanal.


8. Faça uma ficha cadastral de todas as pessoas que solicitarem informações, e tb de todos os alunos claro.


9. Crie para a ‘fachada' do seu atelier, algo bonito e delicado para chamar atenção.Paredes amarelinhas, com desenhos delicados que podem ser pintados até mesmo por vc, atrairão olhares de admiração pela sua criatividade.


10. Dentro do atelier tenha o mesmo procedimento, cores claras nas paredes, e algum toque muito delicado nas paredes.


11. Pense no material que vc deverá comprar, como por exemplo, mesas, cadeiras, bancos, cavaletes, etc.


12. O local deverá ser arejado, ter boa iluminação e acima de tudo muito limpo e organizado.


13. Decidir se vc tb vai vender em seu atelier todo o material didático, pincéis, tintas, telas; ou se irá indicar um local onde os alunos deverão comprar os produtos. Se for indicar um local, tente negociar com a loja antes, tentando conseguir um descontos para seus alunos que lá forem comprar pela sua indicação.


14. Ter paciência para dar aulas é essencial, seja educada com seus alunos e simpática ao esclarecer duvidas.


15. Ensinar os alunos a pintarem sozinhos e não com ajuda de outros.


16.Ser sincera ao analisar o trabalho do seu aluno, sem ser rude. Acima de tudo diga sempre a verdade qto a qualidade do trabalho do mesmo.


17. Sugira temas fáceis aos seus alunos principiantes, pois não adianta eles começarem por algo grandioso, isso só servirá para que eles desistam ao ver que não conseguem levar a cabo o trabalho. Por isso comece por motivos pequenos e simples, explique isso aos seus alunos.


18. Principiantes tem tendência a escolher temas horríveis achando que são fáceis de fazer


19. Incentive seus alunos a criarem seus próprios motivos


20. Vc deverá sempre estar se atualizando em cursos externos, workshops, feiras de artesanato, etc.


21. Elaborar antecipadamente as aulas e técnicas que serão ministradas.


22. Faça uma lista com antecedência do material a ser utilizado nas aulas, para evitar supresas como por exemplo não encontrar para comprar qualquer item da lista.


23. Pratique preços de mercado


24. Diferenciar curso á para amadores ou avançado, e claro definir seu publico alvo.


25. Preço médio 50 Euros por média de 3 hs semanais.


26. Crie um mural na sala de aula, onde poderá expor as novidades, horários, promoções, incluindo o ‘aviso' antecipado do dia que deverá ser pago a mensalidade, assim de uma forma sutil vc manterá ordem, relativamente as suas finanças.


27. Em hipótese alguma venda fiado. Para material ,se vc os for vender em seu atelier, exija o pagamento a vista.


28. Faça um recibo de mensalidade/regulamento, em duas vias, para evitar estes aborrecimentos .


29. Cumpra rigorosamente a hora para o inicio e principalmente para o término das aulas.


30. Organize periodicamente uma exposição dos trabalhos de seus alunos, nessas ocasiões além de expor os trabalhos dos alunos, crie um dia de convívio, sirva um chá com bolo, ofereça alguma prenda pequenina com o cartão de sua loja aos visitantes.


31. Para terminar.....pensamento positivo, fé, perseverança e força!!


32. Boa Sorte!


Texto de Autoria de : http://www.evasoares.com.br







ENCONTRANDO IDÉIAS PARA SEU TRABALHO

Em todos os lugares vc pode encontrar ideias giras, e criativas para servir de base para os seus trabalhos. Há várias possibilidades em revistas, comunidades do Orkut, troca entre amigas, uma vitrine que vc vê em um shopping, uma peça antiga que vc tem em casa e pode aproveitar a peça para tirar a ideia.



Algumas sugestões para vc:


1. Leia, acompanhe sempre as novidades que sai no mercado referente ao trabalho que vc desenvolve. Seja uma estudiosa do seu trabalho, só assim vc terá condições de se aprimorar cada dia mais, e sempre estar criando novidades.


2. Esteja atenta a feiras e exposições de artesanato, para acompanhar as tendências do momento.


3. Converse com suas amigas, clientes, família e pesquise o que mais as agrada, e veja o que vc pode adaptar ao seu trabalho, para assim conquistar gradativamente mais clientes.


4. Veja com suas amigas, e com sua família também, se elas tem alguma peça antiga, feita por uma tia, um uma avó, pode ter certeza de que vc encontrará ideias lindas no artesanato em trabalhos antigos feitos por suas avós, tias, pela sua mãe, etc.


5. Na Internet, vc encontra o mundo ao seu alcance, pode tirar ideias das comunidades do orkut, blogs de amigas, sites específicos de artesanato, lojas on line de produtos para artes decorativas, enfim... vc tem inúmeras possibilidades de encontrar grandes ideias na internet.


6. Para quem atua em pintura decorativa, em caixas de madeiras, enxoval para bebés, poderá ter grandes ideias em livros infantis.


7. Em desenhos infantis feitos pelos seus sobrinhos, filhos, vc poderá encontrar ideias fantásticas.


8. Ao citar as revistas como fonte de ideias, sugiro que vc esteja atenta a tudo que a mesma contem seja ela direccionada ou não para o tema artesanato. Desde um simples anuncio até a matéria principal, podem lhe oferecer grandes ideias.


9. Nunca se esqueça de dar o seu toque pessoal ao trabalho, crie uma marca única, alguma assinatura, algum acabamento nas peças, enfim algo que marque seu trabalho positivamente e esteticamente.


10. Lembre-se sempre, use tintas, e material de qualidade, principalmente se for pintar produtos e enxoval para bebés.


Aqui foram dadas pequeninas dicas, espero ter podido mais uma vez ajuda-la a aprimorar-se em seus trabalhos, fazendo com que vc se torne uma profissional qualificada, e principalmente tenha muito sucesso em seus negócios!


Colaboração: Cátia Garcia







DIVULGANDO SEU TRABALHO:

1. A criação de uma marca é fundamental. A identidade visual é o primeiro passo para uma propaganda eficaz de seu produto. Portanto antes de mais nada, crie uma marca para seu produto com nome, símbolo, logo-tipo, slogan, algo que seja marcante e lembre o seu estilo.



2. Para criação da sua marca gráfica, vc deverá contar com a ajuda de um profissional da área, isso não sai caro e ele de comum acordo contigo, poderá estabelecer cores, desenhos, tipos de letras e informações necessários para a criação.


3. Registre sua marca, seu nome ‘fantasia' ( por exemplo: ‘Fada Azul Artesanato' é um nome ‘fantasia'), há empresas especializadas em registar marcas e patentes, e se se vc tem de facto vontade de investir no seu negócio, e dar continuidade a ele, deverá tomar essas precauções, para que seu nome não seja copiado e utilizado por terceiros.


4. Faça propaganda a um baixo custo. Você pode utilizar meios de divulgação como jornais de bairros por exemplo, vc pode tb fazer panfletos, e fazer um acordo com o jornal do bairro para poder coloca-lo junto com o jornal na distribuição do mesmo.


5. Identifique seu publico alvo, ou seja para quem vc quer vender seus produtos especificamente .Crie promoções atraentes para seus clientes alvo, se vc dá aulas, crie promoções para terceira idade, descontos especiais; se vc vende faça isso também, verá que com isso conseguirá clientes fiéis e tornar-se mais simpática. Afinal é muito desagradável aquele tipo de artesã profissional gananciosa e que só pense em ter lucros e não cede em nada. Valorize seu trabalho, cobre o que é justo, entretanto não deixe de fazer umas promoções de vez em quando.


6. O panfleto, também pode ser distribuído em eventos diversos (feiras, exposições) ou pode ser colocado em estabelecimentos comerciais (lojas, papelarias, cabelereiras).


7. O cartaz, que pode ser afixado em ambientes fechados (lojas, padarias, igrejas) ,antes de o fixar, lembre-se sempre de pedir autorização ao dono do estabelecimento. NUNCA cole cartazes em muros ou telefones públicos.


8. Se tiver um dinheiro a mais, vc poderá fazer a mala direta, que é um tipo de folheto dirigido a um público específico (moradores de um condomínio, lojistas, etc), normalmente enviado por correio.


9. Tenha o seu cartão comercial, algo personalizado e de preferência criativo, que é para você se apresentar a uma pessoa que mostre interesse pelo seu trabalho ou durante uma negociação.


10. É essencial que vc tenha um blog para divulgação do seu trabalho, é um meio de comunicação acessível a milhares de pessoas, rápido, pratico e económico de se anunciar.


Vc poderá tb fazer parcerias com estabelecimentos comerciais ligados a área artesanatal, para serem seus patrocinadores.


Boa sorte e Sucesso à todas!


Colaboração: Cátia Garcia



COMO SER UM ARTESÃO PROFISSIONAL:

1 - Marca



Crie sua marca, ou um logótipo para por nos seus trabalhos. Vc pode imprimir em papel e colar nos trabalhos, ou fazer em etiquetas auto adesivas, ponha seu telemóvel e seu email, ou site se tiver.


2 - Cadastro de clientes


Cadastre seus clientes, pedindo nome, telefone e email, para que vc possa sempre estar divulgando seus trabalhos, não se esqueça de pedir ta a data de aniversario, assim vc poderá oferecer uma gentileza numa data especial. Sempre que houver novidades em seus trabalhos, vc deve informa-los tb.


3- Fotografe seu trabalho.


Fotografe e anotem as peças que fizeram e os preços para venda , no caso de vc querer depois produzir outra igual. Isso tb lhe vai ser útil para fazer seu portifolio de trabalhos, caso alguém queira ver algum trabalho seu feito anteriormente.


4 - Cartãozinho de Apresentação ( de Visitas)


Tenha um cartão de visita, isso é essencial para apresentação , isso demonstra seriedade em seu trabalho. Seria ideal se fosse um cartão feito a mão artesanal, bem criativo.


5 - Apresentação do seu produto.


Papéis de presente bonitinhos, saquinhos plásticos, ou até mesmo uma embalagem idealizada por vc, cativa o cliente , entregando o seu artesanato numa embalagem fofinha..


6 - Valorize seu trabalho.


Lembre-se valorize seu trabalho, e quando alguém pedir desconto, não ceda logo de inicio, pq pode parecer que vc podia ter feito mais barato e estava pedindo mto pelo trabalho..


7 - Encomendas.


Somente aceite encomendas se receber metade do dinheiro adiantado. Não faça peças, de forma alguma, antes de receber os 50%, alem disso nunca venda fiado, pois você corre o risco de não receber e acaba tb por perder a amiga e o cliente, pq depois ter de cobrar a pessoa é extremamente desagradável para ela e para você.


8- Aprimore-se.


Tente sempre estar aprendendo coisas e técnicas novas de trabalho, leia, atualize-se, há revistas, Internet, enfim mtos meios para vc aprender.


9- Prazo de Execução do seu trabalho.


Ao receber uma encomenda, sempre de um prazo com dois dias a mais do que vc de facto leva para fazer o trabalho, e nunca falhe nisso, porque falhar faz com que vc perca a credibilidade. Organize-se para fazer as coisas com calma, para o trabalho não sair mal feito.


10 - Organize-se


Organize suas peças de trabalho, não deixe tudo jogado. Coloque suas peças em vidros, caixinhas bonitinhas, deixe tudo limpinho, para que na hora de executar o trabalho, para que tudo saia direitinho. Bagunça acumula energia negativa no ambiente.


11 - Anotações de seus lucros e vendas


Anote em um caderninho suas vendas, há períodos no ano de maior venda,os periodos melhores são natal , dia das mães, dia dos namorados.


Se vc trabalha com lembrancinhas, há outros eventos importantes, como aniversários, nascimentos de bebes, casamentos, chá de cozinha, etc.


12 - Sugestões


Dê ideias de onde e como utilizar a peça confeccionada por vc, dê sugestões criativas.


Se vc faz caixas, sugira a caixinha como porta-joia, porta-treco, etc.


13 - Como vender seus produtos.


- Participe de feiras de artesanato local .


- Ofereça seus trabalhos em lojas.


- Anuncie em jornais de bairro.


- Divulgue pelas comunidades do Orkut


- Divulgue através de emails para suas amigas, enviando foto e preços de algumas peças.


14 - Consignação


Em algumas lojas podem pedir para que vc deixe em consignação, eu já não acho isso uma boa ideia, por vários motivos:


- A peça pode se estragar, e qdo vc for a loja retira-la estará já em péssimo estado, devido ao manuseio diario de clientes curiosos, o pó, e falta de cuidado.


Vc deixa na loja e ao final de um mês, ninguém compra e vc perdeu tempo, pq enqto a peça ficou la parada vc deixou de oferecer a outros clientes potenciais.


Portanto pense antes de deixar em consignação.


A decisão final é sua.


15 - Como calcular o preço que vc deve cobrar.


"Antes de produzir, vc deve verificar:


Quem é seu publico alvo, ou seja vc quer vender pra quem?.


Quais são os seus gastos mensais com a produção.


Qual o tempo dispensado na mão-de-obra.


Normalmente, o certo é se vc gastou 20,00€ tem de vender por 60,00€.


20,00€ pelo material gasto


20,00€ pela mão de obra


20,00€ pelo seu lucro


Mas se ficar mto caro, você pode fazer um pouco mais baratinho, tem de usar o bom senso.


Preço para mais de uma peça, ou pedidos em grande quantidade, observe com cuidado o tempo que vc vai gastar, e material a utilizar, para não se empolgar na hora e fazer um preço muito baixo


16 - Cautela com os amigos.


Por vários motivos:


*Porque pedem descontos.


*Pedem para fazer fiado. Faz fiado perde o fregues e o amigo.


*E por vezes elogiam tanto, e dizem que não tem dinheiro, e por vezes vc acaba presenteando o amigo com a sua peça, por ficar sem jeito, por isso...


Amigos..amigos, negócios a parte.


17 - Promessas


Não prometa o que não tem capacidade de fazer e cumprir.


18 - Administrando o seu lucro.


Sempre que vc fizer uma venda, guarde uma parte do dinheiro, aprenda a organizar-se e poupar seu dinheiro.


19 - Educação


Seja simpática, e bem humorada, cara feia e grosserias espantam clientes, afinal todo mundo tem problema, mas nem toda a gente tem de participar dos seus problemas pessoais.


20 - Assuntos proibidos para quem trabalha com vendas.


*Religião


Se vc tem sua crença, não é indicado que comente com todo mundo, porque cada pessoa tem a sua crença, e discutir sobre elas, normalmente a conversa não acaba bem.


*Politica


Pelo mesmo motivo da religião.


*Doenças


Limite-se a ouvir quando alguém lhe falar, mas contenha-se ao narrar as suas, não é agradável falar essas coisas, com alguém que esta comprando suas lindas peças e num momento de descontração total.


*Falar mal de pessoas conhecidas ou não da sua cliente, pq ela vai pensar que na ausência dela, vc tb fala dela.


21- Criatividade


Para se enriquecer de idéias, leia revistas de artesanato, visite livrarias, exposições, feiras, pesquise na Internet, etc.


22-Bom humor e positivismo.


Alto astral, positivismo, e pensamentos bons, atraem boas energias, por isso, alegria sempre!


23- Atenção para hábitos.


*Não fume na presença de clientes.


*Cuide de sua higiene pessoal, limpeza nas mãos é essencial, não é porque vc é uma artesã que pode viver com as unhas sujas e mal cuidadas.


*Não use perfumes fortes que podem impregnar nas peças que vc está a confeccionar.


*Mesmo que vc seja uma pessoa simples, procure estar sempre arrumada, ao receber uma cliente em sua casa para comprar suas peças.


24- Conheça seus clientes.


Procure observar seus clientes, o que mais procuram, o que mais gostam, conhecendo-os, vc poderá com o tempo saber que tipo de trabalho ele mais gosta; e quando vc produzir novidades poderá lhes oferecer, aumentando assim sua chance de vendas futuras.


25 - Peças inacabadas


Quando vc produzir uma peça que vc não goste, ou que não tenha ficado como planejou, não a deixe sem acabar. Faça uma forcinha, concentre-se e tente terminar, tudo que fica inacabado gera frustração e energia negativa, portanto, termine sempre.


26- Peças que vc não conseguiu vender.

As vezes ocorre de fazermos uma peça que gostamos muito, entretanto não cai no agrado dos nossos clientes, nesses casos não hesite em dar descontos, e fazer um precinho camarada.


Colaboração de: Cátia Garcia














REALIDADE PRODUTIVA

O estudo da realidade produtiva procura delimitar um perfil da atividade e de seus produtores quanto a:



- capacidade produtiva;


- capacidade de união em grupos,


- associações ou cooperativas;


- qualidade da produção;


- perfil de produtores e grupos;


- conhecimento e domínio de técnicas artesanais;


- acabamentos e custos de produtos.
(Fonte: Faz Fácil)







CADEIA PRODUTVA DO ARTESANATO

O Trabalho Artesanal


Cadeia Produtiva do Artesanato


Defini-se a cadeia produtiva do artesanato como o conjunto de ações que


determinam o desenvolvimento dos produtos artesanais, desde os seus


insumos básicos, produção, distribuição até a comercialização junto ao


mercado consumidor.


A apresentação a seguir, ilustra as várias etapas que percorre o produto


artesanal na cadeia produtiva do artesanato.

Estas etapas, desde a obtenção da matéria-prima até o consumidor final,


ajudam a demonstrar a categoria do produto e o seu público alv0.


(Fonte:PUC-Rio)

OS PRODUTOS ARTESANAIS:

Os produtos artesanais que trazem referências culturais valem-se de elementos que compõe e reportam esse produto ao seu lugar de origem ou a seu produtor artesanal.
Essa referência pode se manifestar através do uso de materiais locais, ferramentas e insumos ou, de técnicas de produção também locais ou, ainda, a partir de conhecimentos próprios do seu produtor e de seus antepassados.


As técnicas artesanais originam-se da necessidade de transformar a matéria-prima local em objetos utilitários ou para outros fins.





QUEM É O ARTESÃO (Ã)?

Artesão é o profissional, em geral sem formação técnica, que trabalha individualmente na produção de ofício manual (artesanato) e aí obtém a sua renda.


Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:


Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que  rovocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam.


Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor ingênuo (arte naif) etc.


Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada produzida manualmente com ou sem torno de pé.


Artesão semi-industrial: é aquele que trabalhando a partir de moldes ou e de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Ex: peças utilitárias de cerâmica produzidas de forma semi-industrial (tigelas,jarros,
potes etc).


Um dos maiores argumentos, em favor do aprimoramento do artesanato brasileiro, passa pela criatividade e diversidade de nossos mestres artesãos.


A capacidade criativa do artesão é muito maior que sua vocação gerencial para empreendimentos comerciais.


A busca de soluções para compatibilizar a criatividade dos artesãos e suas aptidões como gestores de negócios, tem sua importância intensificada quando consideramos o espaço do artesanato na geração de postos de trabalho e renda para as comunidades.


(Fonte:Wikipedia)






O TRABALHO ARTESANAL

Artesanato


É essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato).

Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.


Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.


(Fonte:Wikipedia)













GLOSSÁRIO DE ARTESANATO



- Acabamento - É a ultima camada de tinta, verniz ou cera aplicada em um trabalho, ou seja a finalização do trabalho.


- Adesão - Propriedade de uma tinta, ou qq matéria prima de se fixar á base onde são aplicados.

- Aguada - Uma camada de pintura feita com a tinta diluída, que matiza a pintura anterior, sem mudar ou esconder sua cor.


- Aguarrás - Solvente geralmente utilizado na lavagem dos pincéis. Também pode ser usada para diluir uma tinta na execução de determinadas técnicas.


- Aquarela - Tinta á base de água, pronta para o uso. Também é o nome da técnica e do trabalho desenvolvido com essa tinta.


- Base - É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade.


- Betume da Judéia - Líquido escuro e viscoso derivado do petróleo que é usado para técnicas de envelhecimento da peça. Pode ser aplicado diluído, ou ser misturado á cera. Diluente - Aguarrás.


- Biscuit - Biscuit são esculturas modeladas a partir de uma massa feita com amido de milho, cola, vaselina líquida, etc Com essa massa os artistas preparam adornos ou esculturas de todo tipo.


- Camada - Cada demão de tinta, verniz, ou massa.


- Carregar - Colocar muita tinta no pincel.


- Ceras - Utilizadas para proteger a superfície pintada da madeira, quando não se quer utilizar um verniz . Podem ser usadas as ceras caseiras, ceras para carros ou cera de carnaúba, desde que sejam em pasta e incolor..

- Círculo Cromático - É essencial conhecer as cores no que se refere ás misturas e combinações. Sabendo utilizar o círculo cromático, o artista consegue que um trabalho seja mais harmonizado nas cores, transmitindo suavidade, ou não; dependendo do objetivo que se quer atingir no artesanato.



- Cobertura - Capacidade de uma tinta em cobrir a camada anterior.


- Corantes - Servem para dar cor á tintas e vernizes. Podem ser líquidos ou em pó.


- Customização - Customizar é transformar, modificar, dar a nossa personalidade a uma peça de roupa ou acessório.


Em todos os seguimentos pelo mundo afora , estão costumizando suas criações, rebordando, rasgando, esgarçando, bordando e reinventando.


- Demão - Cada camada de tinta ou verniz.


- Diluentes - Solventes líquidos usados para diluir tintas e vernizes.


- Diluição - Tornar a tinta mais líquida, usando o diluente (produto) adequado á cada tipo. Os rótulos trazem essa informação.


Aguarraz ou essência de terebintina para tintas á óleo.


Thinner para tinta esmalte.


Agua para tintas acrílicas, aquarelas, guaches, látex, tinta para tecido, etc.


- Envelhecimento - Técnicas que produzem efeitos de envelhecimento ou de muito uso em um trabalho artesanal.


- Envernizar - Aplicar verniz.


- Escovas - De aço, para escovar a madeira obtendo assim pequenas fendas e relevos na mesma. Escova dental, para "espirrar" a tinta e conseguir aspecto envelhecido em um trabalho.


- Esfumado - A mistura duas cores diretamente na superfície do trabalho para produzir um efeito esfumaçado.


- Esponjas - Podem ser vegetal ou aquelas de uso doméstico. Dependendo da textura da esponja o efeito final é diferenciado, mais leve ou mais forte.


- Espátulas - Ferramentas em formatos de pás , em metal ou em plástico, que são utilizadas para aplicar tintas ou massas.


- Essência de Terebintina - Solvente tradicional das tintas á óleo.


- Estêncil - São modelos feitos em acetato ou plástico com desenhos vasados e são usados para aplicar tinta em uma peça artesanal.


- E.V.A - É o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser, aplicada em diversas atividades artesanais.


EVA é um material utilizado no meio educacional enquanto ferramenta didática, e no meio artístico como suporte para peças decoradas.É um material maleável, opaco, atóxico e que se apresenta em cores vibrantes.


É um material excelente para o trabalho decorativo e artesanal, pela facilidade da montagem das peças. É um material barato e de fácil aquisição. Utilizado na confecção de : porta-retratos, sacolas, convites, painéis, "lembrancinhas", tapetes, marcadores de texto, capas de cadernos, etc.


- Falso Acabamento -Nome dado ás pinturas que imitam materiais presentes na natureza mármores, madeira,etc.


- Gesso Acrílico - É uma pasta usada para obtenção de relevo em peças de madeira, também serve para produzir efeito de relevo em telas destinadas á pintura acrílica ou á óleo.


- Gouache -Nome técnico dado ás aquarelas opacas.


- Jateado - Peça de vidro ou metal que recebe jatos de areia e para se tornarem foscas e porosas.


- Lixas - São usadas em madeira para tirar imperfeições e farpas. As mais comuns são encontradas em folhas com numeração (ou grana) que indica o poder de abrasão. As de menor numero, são mais grossas e geralmente usadas para desgastar ou para retirar camadas velhas de tinta.. As de numero maior, são mais finas e indicadas para confecção de pátinas ou acabamento final.



Existem categorias diferenciadas quanto ao uso:


Lixas para madeira.


Lixa para ferro.


Lixa para argamassa.


Lixa d'água (usada com água, querosene ou outros solventes líquidos, que vão lavando as impurezas retiradas pela lixa).


- Massas para Textura - São massas próprias para execução de texturas em diferentes superfícies, como madeira, cerâmica, telas, etc. (Massa de modelar, massa acrílica, massa corrida, etc.)


- Medium Acrílico - Diluente utilizado para retardar a secagem da tinta acrílica.


- MDF - Medium Density Fibreboard - São fibras de madeira resinadas e prensadas em formato de pranchas que apresentam densidade média usadas para confecção de caixas, ou outro tipo de artesanato que necessite de madeira.


- Monocromático - É um trabalho feito com vários tons degradês de uma cor.


- Marchetaria - Palavra oriunda do francês, marqueter, embutir.Arte de enfeitar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de madeiras diversos, tais com principal suporte a madeira.


- Risco ou Desenho - Desenho que será passado para a madeira, tecido, vidro, ou metal, para ser pintado. Pode-se transferir com papel quimico ou passando um lápis preto no verso do papel vegetal ou do papel de seda.


- Paleta - Placa onde são colocadas as tintas


- Pigmento - É como são chamados os ingredientes que dão cor ás tintas.


- Pirógrafo - Ferramenta elétrica que possui um pequeno bastão ao qual são acopladas pontas de metal que podem ser trocadas, possuindo diferentes formatos. Essas pontas se aquecem e quando pressionadas á superfícies de madeira, queima a madeira produzindo sulcos e desenhos.


- Pirogravura - A pirogravura é a arte de desenhar ou gravar com ferro incandescente os mais diversos motivos, podendo exercer-se sobre um grande leque de materiais.Os mais usados: madeira e couro.


- Patchwork - Patchwork é um trabalho manual feitos de pedaços de tecidos emendados. O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos. Você pode fazer colchas, mantas de sofá, paineis de parede, roupas e pequenas utilidades para o lar.


- Policromático -Trabalho desenvolvido baseado em várias cores. A utilização de cores diversas resultará em um trabalho vibrante e intenso. Para um projeto que transmita paz e tranquilidade, deve-se trabalhar com cores harmônicas e tons pastéis.


- Preenchimento - È o preenchimento dos espaços no risco, com as cores indicadas.


- Primeira Veladura - Primeira passada de tinta.


- Produtos Auxiliares - Vernizes, diluentes, médiuns, seladores, massas, pás, paletas, riscos, papel vegetal, e qualquer tipo de produto dos quais se faz uso para auxiliar a pintura.


- Queima - É o ato de levar uma peça ao forno para cozinhar (cerâmicas) ou para a fixação da tinta.


- Quilling - A técnica de quilling resume -se em dar formas em relevo ao papel,


criando imagens como flores, animais e paisagens, em cartões, capas de livros ou cadernos, etc.


- Origami - Origami é uma arte milenar de origem japonesa, que tem como base a criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes.


A prática do Origami favorece a concentração, destreza manual e paciência.


- Respingado -É o processo de espirrar uma tinta magra sobre uma superfície, com o auxilio de uma escova velha de dentes ou outra ferramenta.


- Reciclagem - Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).


A reciclagem é um processo que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial .Reciclar economiza energia, e poupa recursos naturais. Em meados da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando começaram então a prestar mais atenção na "reciclagem".


- Risco - Motivo ou desenho.


- Riscar - Desenhar um motivo sobre uma superfície com o objetivo de pintá-lo.


- Saturação - É a propriedade de quão intensa pode ser uma cor.


- SPONGING ON


O sponging on acrescenta cor ao trabalho


Ideal para camuflar pequenos defeitos e imperfeições da superfície. A base é com tinta PVA, e depois vai manchando a superfície com esponja e esmalte sintético diluido.


-SPONGING OFF


O sponging off retira a cor.


Ao invés de esponja, usa-se estopa, para retirar o excesso de cor.


- Scrapbooks - Passatempo que relaciona-se a colar recortes de jornal,artigos de revistas, fotos, em álbuns decorados, ou seja,scrapbooks. É o antigo "diário" das jovens que gostavam de escrever suas experiências do dia-a-dia.


- Secante de Cobalto - Líquido que quando adicionado á tinta á óleo, possibilita que a mesma seque mais rapidamente. A cor violeta desse acelerador não altera a cor da tinta.


- Solvente - Líquido para diluição e limpeza. Existem dois tipos de solventes, sendo que um deles é inodoro (sem cheiro).


- Sombrear - Criar áreas de sombra em uma pintura ou desenho.


- Técnicas de Pintura - É como são chamadas as várias formas de pinturas.


- Termolina Leitosa - Verniz acrílico de múltiplos usos. Como adesivo em trabalhos de decoupagé, ou como impermeabilizante para tecidos (impermeabilizando e possibilitando que se corte sem desfiar), ou usando como verniz sem brilho em qualquer superfície.


- Texturas - São técnicas através das quais pode se obter relevos variados em diversas superfícies (madeira, parede, cerâmica, gesso, etc.), utilizando-se massas especiais ,ou materiais diversos, como pás, linhas, etc


- Thiner - Solvente utilizado para limpar pincéis e utensílios dos resíduos de tinta.


- Tinta Magra - É uma tinta mais aguada ou diluída em água.


- Tons ou Tonalidades - São as nuances de uma mesma cor.


- Transferir o Risco - Transferir um determinado desenho para a superfície a ser pintada. Pode-se fazer uso de papel químico (carbono), que pode ser comprado em papelarias, ou se vc tiver em casa pode usar o papel carbono usado em computador.


- Verniz - É um líquido que possue viscosidade e é aplicado para proteger uma superficie, formando após a sua aplicação uma película transparente. Os vernizes podem ser em spray ou serem aplicados com pincel.


Encontrado em fosco, acetinado, semi-brilho, brilhante ou com alto brilho.


Existem vernizes que possibilitam exposição da peça ao sol , e a escolha deve levar em conta o uso e o local onde a peça envernizada vai ficar.


(Fonte: http://www.sobre.com.pt/)