quinta-feira, 26 de maio de 2011

GLOSSÁRIO DE ARTESANATO



- Acabamento - É a ultima camada de tinta, verniz ou cera aplicada em um trabalho, ou seja a finalização do trabalho.


- Adesão - Propriedade de uma tinta, ou qq matéria prima de se fixar á base onde são aplicados.

- Aguada - Uma camada de pintura feita com a tinta diluída, que matiza a pintura anterior, sem mudar ou esconder sua cor.


- Aguarrás - Solvente geralmente utilizado na lavagem dos pincéis. Também pode ser usada para diluir uma tinta na execução de determinadas técnicas.


- Aquarela - Tinta á base de água, pronta para o uso. Também é o nome da técnica e do trabalho desenvolvido com essa tinta.


- Base - É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade.


- Betume da Judéia - Líquido escuro e viscoso derivado do petróleo que é usado para técnicas de envelhecimento da peça. Pode ser aplicado diluído, ou ser misturado á cera. Diluente - Aguarrás.


- Biscuit - Biscuit são esculturas modeladas a partir de uma massa feita com amido de milho, cola, vaselina líquida, etc Com essa massa os artistas preparam adornos ou esculturas de todo tipo.


- Camada - Cada demão de tinta, verniz, ou massa.


- Carregar - Colocar muita tinta no pincel.


- Ceras - Utilizadas para proteger a superfície pintada da madeira, quando não se quer utilizar um verniz . Podem ser usadas as ceras caseiras, ceras para carros ou cera de carnaúba, desde que sejam em pasta e incolor..

- Círculo Cromático - É essencial conhecer as cores no que se refere ás misturas e combinações. Sabendo utilizar o círculo cromático, o artista consegue que um trabalho seja mais harmonizado nas cores, transmitindo suavidade, ou não; dependendo do objetivo que se quer atingir no artesanato.



- Cobertura - Capacidade de uma tinta em cobrir a camada anterior.


- Corantes - Servem para dar cor á tintas e vernizes. Podem ser líquidos ou em pó.


- Customização - Customizar é transformar, modificar, dar a nossa personalidade a uma peça de roupa ou acessório.


Em todos os seguimentos pelo mundo afora , estão costumizando suas criações, rebordando, rasgando, esgarçando, bordando e reinventando.


- Demão - Cada camada de tinta ou verniz.


- Diluentes - Solventes líquidos usados para diluir tintas e vernizes.


- Diluição - Tornar a tinta mais líquida, usando o diluente (produto) adequado á cada tipo. Os rótulos trazem essa informação.


Aguarraz ou essência de terebintina para tintas á óleo.


Thinner para tinta esmalte.


Agua para tintas acrílicas, aquarelas, guaches, látex, tinta para tecido, etc.


- Envelhecimento - Técnicas que produzem efeitos de envelhecimento ou de muito uso em um trabalho artesanal.


- Envernizar - Aplicar verniz.


- Escovas - De aço, para escovar a madeira obtendo assim pequenas fendas e relevos na mesma. Escova dental, para "espirrar" a tinta e conseguir aspecto envelhecido em um trabalho.


- Esfumado - A mistura duas cores diretamente na superfície do trabalho para produzir um efeito esfumaçado.


- Esponjas - Podem ser vegetal ou aquelas de uso doméstico. Dependendo da textura da esponja o efeito final é diferenciado, mais leve ou mais forte.


- Espátulas - Ferramentas em formatos de pás , em metal ou em plástico, que são utilizadas para aplicar tintas ou massas.


- Essência de Terebintina - Solvente tradicional das tintas á óleo.


- Estêncil - São modelos feitos em acetato ou plástico com desenhos vasados e são usados para aplicar tinta em uma peça artesanal.


- E.V.A - É o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser, aplicada em diversas atividades artesanais.


EVA é um material utilizado no meio educacional enquanto ferramenta didática, e no meio artístico como suporte para peças decoradas.É um material maleável, opaco, atóxico e que se apresenta em cores vibrantes.


É um material excelente para o trabalho decorativo e artesanal, pela facilidade da montagem das peças. É um material barato e de fácil aquisição. Utilizado na confecção de : porta-retratos, sacolas, convites, painéis, "lembrancinhas", tapetes, marcadores de texto, capas de cadernos, etc.


- Falso Acabamento -Nome dado ás pinturas que imitam materiais presentes na natureza mármores, madeira,etc.


- Gesso Acrílico - É uma pasta usada para obtenção de relevo em peças de madeira, também serve para produzir efeito de relevo em telas destinadas á pintura acrílica ou á óleo.


- Gouache -Nome técnico dado ás aquarelas opacas.


- Jateado - Peça de vidro ou metal que recebe jatos de areia e para se tornarem foscas e porosas.


- Lixas - São usadas em madeira para tirar imperfeições e farpas. As mais comuns são encontradas em folhas com numeração (ou grana) que indica o poder de abrasão. As de menor numero, são mais grossas e geralmente usadas para desgastar ou para retirar camadas velhas de tinta.. As de numero maior, são mais finas e indicadas para confecção de pátinas ou acabamento final.



Existem categorias diferenciadas quanto ao uso:


Lixas para madeira.


Lixa para ferro.


Lixa para argamassa.


Lixa d'água (usada com água, querosene ou outros solventes líquidos, que vão lavando as impurezas retiradas pela lixa).


- Massas para Textura - São massas próprias para execução de texturas em diferentes superfícies, como madeira, cerâmica, telas, etc. (Massa de modelar, massa acrílica, massa corrida, etc.)


- Medium Acrílico - Diluente utilizado para retardar a secagem da tinta acrílica.


- MDF - Medium Density Fibreboard - São fibras de madeira resinadas e prensadas em formato de pranchas que apresentam densidade média usadas para confecção de caixas, ou outro tipo de artesanato que necessite de madeira.


- Monocromático - É um trabalho feito com vários tons degradês de uma cor.


- Marchetaria - Palavra oriunda do francês, marqueter, embutir.Arte de enfeitar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de madeiras diversos, tais com principal suporte a madeira.


- Risco ou Desenho - Desenho que será passado para a madeira, tecido, vidro, ou metal, para ser pintado. Pode-se transferir com papel quimico ou passando um lápis preto no verso do papel vegetal ou do papel de seda.


- Paleta - Placa onde são colocadas as tintas


- Pigmento - É como são chamados os ingredientes que dão cor ás tintas.


- Pirógrafo - Ferramenta elétrica que possui um pequeno bastão ao qual são acopladas pontas de metal que podem ser trocadas, possuindo diferentes formatos. Essas pontas se aquecem e quando pressionadas á superfícies de madeira, queima a madeira produzindo sulcos e desenhos.


- Pirogravura - A pirogravura é a arte de desenhar ou gravar com ferro incandescente os mais diversos motivos, podendo exercer-se sobre um grande leque de materiais.Os mais usados: madeira e couro.


- Patchwork - Patchwork é um trabalho manual feitos de pedaços de tecidos emendados. O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos. Você pode fazer colchas, mantas de sofá, paineis de parede, roupas e pequenas utilidades para o lar.


- Policromático -Trabalho desenvolvido baseado em várias cores. A utilização de cores diversas resultará em um trabalho vibrante e intenso. Para um projeto que transmita paz e tranquilidade, deve-se trabalhar com cores harmônicas e tons pastéis.


- Preenchimento - È o preenchimento dos espaços no risco, com as cores indicadas.


- Primeira Veladura - Primeira passada de tinta.


- Produtos Auxiliares - Vernizes, diluentes, médiuns, seladores, massas, pás, paletas, riscos, papel vegetal, e qualquer tipo de produto dos quais se faz uso para auxiliar a pintura.


- Queima - É o ato de levar uma peça ao forno para cozinhar (cerâmicas) ou para a fixação da tinta.


- Quilling - A técnica de quilling resume -se em dar formas em relevo ao papel,


criando imagens como flores, animais e paisagens, em cartões, capas de livros ou cadernos, etc.


- Origami - Origami é uma arte milenar de origem japonesa, que tem como base a criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes.


A prática do Origami favorece a concentração, destreza manual e paciência.


- Respingado -É o processo de espirrar uma tinta magra sobre uma superfície, com o auxilio de uma escova velha de dentes ou outra ferramenta.


- Reciclagem - Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).


A reciclagem é um processo que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial .Reciclar economiza energia, e poupa recursos naturais. Em meados da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando começaram então a prestar mais atenção na "reciclagem".


- Risco - Motivo ou desenho.


- Riscar - Desenhar um motivo sobre uma superfície com o objetivo de pintá-lo.


- Saturação - É a propriedade de quão intensa pode ser uma cor.


- SPONGING ON


O sponging on acrescenta cor ao trabalho


Ideal para camuflar pequenos defeitos e imperfeições da superfície. A base é com tinta PVA, e depois vai manchando a superfície com esponja e esmalte sintético diluido.


-SPONGING OFF


O sponging off retira a cor.


Ao invés de esponja, usa-se estopa, para retirar o excesso de cor.


- Scrapbooks - Passatempo que relaciona-se a colar recortes de jornal,artigos de revistas, fotos, em álbuns decorados, ou seja,scrapbooks. É o antigo "diário" das jovens que gostavam de escrever suas experiências do dia-a-dia.


- Secante de Cobalto - Líquido que quando adicionado á tinta á óleo, possibilita que a mesma seque mais rapidamente. A cor violeta desse acelerador não altera a cor da tinta.


- Solvente - Líquido para diluição e limpeza. Existem dois tipos de solventes, sendo que um deles é inodoro (sem cheiro).


- Sombrear - Criar áreas de sombra em uma pintura ou desenho.


- Técnicas de Pintura - É como são chamadas as várias formas de pinturas.


- Termolina Leitosa - Verniz acrílico de múltiplos usos. Como adesivo em trabalhos de decoupagé, ou como impermeabilizante para tecidos (impermeabilizando e possibilitando que se corte sem desfiar), ou usando como verniz sem brilho em qualquer superfície.


- Texturas - São técnicas através das quais pode se obter relevos variados em diversas superfícies (madeira, parede, cerâmica, gesso, etc.), utilizando-se massas especiais ,ou materiais diversos, como pás, linhas, etc


- Thiner - Solvente utilizado para limpar pincéis e utensílios dos resíduos de tinta.


- Tinta Magra - É uma tinta mais aguada ou diluída em água.


- Tons ou Tonalidades - São as nuances de uma mesma cor.


- Transferir o Risco - Transferir um determinado desenho para a superfície a ser pintada. Pode-se fazer uso de papel químico (carbono), que pode ser comprado em papelarias, ou se vc tiver em casa pode usar o papel carbono usado em computador.


- Verniz - É um líquido que possue viscosidade e é aplicado para proteger uma superficie, formando após a sua aplicação uma película transparente. Os vernizes podem ser em spray ou serem aplicados com pincel.


Encontrado em fosco, acetinado, semi-brilho, brilhante ou com alto brilho.


Existem vernizes que possibilitam exposição da peça ao sol , e a escolha deve levar em conta o uso e o local onde a peça envernizada vai ficar.


(Fonte: http://www.sobre.com.pt/)






Nenhum comentário: